26 dezembro 2005

antropologia da família

UFES - DCSO – Antropologia - Optativa
Antropologia da Família

Prof. Sandro José

Justificativa
Todos sabem mais ou menos afirmar o que é uma família. Ora definindo-a pelas suas funções psicológicas; carinho, afeto, refúgio ou por suas qualidades “sociais” célula da sociedade, padrão moral e ainda por sua qualidade hereditária, a descendência, a consangüinidade e afinidade. A constituição afirma em seu Capítulo VII - art. 226, afirma que a “família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”. A constituição apresenta igualmente um modelo ideal, fundado numa lógica naturalizante das relações sociais, ao estabelecer a legitimidade, diante do Estado, apenas da união entre um homem e uma mulher.
Deriva daí, talvez, o estranhamento com relação às múltiplas formas sociais em que a família se apresenta no Brasil, tão heterogêneas como sua própria população e tão multifacetadas em sua dinâmica como é a formação cultural de seus membros. Os poderes públicos debruçam-se há décadas procurando institucionalizar a família pela via da medicina ou da lei o que lhe conferiu um lugar privilegiado de controle e exercício de saberes e poderes determinados.
A etnografia de algumas situações permite a crítica e a busca de novas perspectivas ao estudo da família, bem como a formação profissional dos alunos para atuarem em como peritos em processos judiciais, por exemplo. Neste sentido, a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, em convite já feito e aceito, será objeto da preocupação da disciplina através de etnografias que enfoquem as diferentes perspectivas da família.


Metodologia
· Aulas dialogadas/expositivas;
· Aulas teóricas e práticas;
· Etnografia da família (gênero, classe e organização social);
· Estudo de caso junto a Defensoria Pública do Espírito Santo.

Avaliação
· Uma avaliação escrita versando sobre a teoria dos estudos de família;
· Um seminário teórico e prático sobre uma etnografia da família.

Objetivos específicos
· Estudar as relações familiares a partir de um enfoque antropológico;
· Estudar as formas e estruturas de organização familiar e parentesco;
· Estudar a institucionalização da família no contexto brasileiro/capixaba;
· Realizar uma etnografia da família no contexto capixaba.

Nenhum comentário: