10 julho 2007

Antropologia da Etnicidade

UFES – DCSO
leituras dirigidas em Antropologia I – CSO 04711

Docente: Sandro José da Silva
saandro@gmail.com

Ementa
Grupos étnicos. Estado e etnicidade. Políticas públicas e etnicidade. Grupos étnicos, tempo e espaço.

Resumo do curso
Um dos desafios recorrentes dos Estados nacionais é estabelecer
a idéia de igualdade formal. Este processo, marcado pos diferentes formas de tem como uma de suas marcas a invisibilização da diferença.
A emergência de conflitos na esfera dos direitos étnicos resulta da [re]configuração de identidades coletivas e provocam hoje processos de emergência social e política de grupos tradicionalmente submetidos a relações de dominação.
A temática da etnicidade é emergente na discussão das políticas públicas como a escola, a saúde, as populações tradicionais e as políticas de desenvolvimento, e representam um desafio às formas contemporâneas de cidadania e desenvolvimento.
A partir de literatura especializada pretende-se a)fazer um diagnóstico sócio-histórico do pensament braslieiro a respeito da etnicidade; b)mapear as transformaçãoes que o termo "identidade" sofreu no contexto brasileiro; c)acomponhar as formas contemporâneas de organização das identidades.

Objetivos
A disciplina Antropologia da Etnicidade propõe uma discussão sobre a constituição dos grupos étnicos desde uma perspectiva antropológica enfocando a idéia de Nação na formação do Brasil. A partir de uma etnografia pretende-se enfocar alguns casos de relações interétnicas ligados ao cotidiano dos alunos.

Metodologia
Aulas expositivas/dialogadas, seminários temáticos, palestras de especialistas, etnografia.


Horário: Sexta-feira de 18 às 22h
Código da disciplina Leituras Dirigidas I CSO 04711

Nenhum comentário: