30 junho 2011

The Agronomist

Dia 24 de maio: assisti ao Filme: “The Agronomist” do Diretor Jonathan Demme, 2005

É um documentário intenso sobre a vida de um agrônomo (Jean Dominique) que compra uma rádio no Haiti e a transforma em plataforma política para discutir a sociedade haitiana. Muito bom e emocionante. trata-se da visão parcial de um amigo que, dos EUA, ajudou a manter a crítica às formas de ditadura e exploração.
Um dos pontos altos do filme, e não são poucos, é o momento em que Dominique passa a re-transmitir as festas populares dos haitianos negros. os sons dos tambores, os falares estranhos, os inúmeros sons do campo que passam a conectar os ouvintes na cidade provocam mais que saudade naquela sociedade.
Um dos pontos de reflexão é o poder colonial que controla a base de sucessivos golpes e ameaças o cotidiano dos haitianos. Dominique faz parte desta elite, mas suas atitudes - julgadas como de traição pela elite crioula -, o levarão aos caminhos da diáspora e exílio.


"O Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA/UNIRIO) promove o curso “Cinema Internacional da Afrodiáspora” entre os dias 24 de maio e 5 de julho, com a Profa. Dra. Irline François, do Goucher College, em Maryland (EUA). As aulas ocorrem todas as terças-feiras das 18h às 21h, na Sala de Audiovisual da Escola de Teatro da UNIRIO (Av. Pasteur, 456, 4º andar, Urca)".

Nenhum comentário: