03 agosto 2012

Antropologia em debate

Otávio Velho defende questionamento do eurocentrismo que marca o pensamento brasileiro
 
Ele cita ideias de Tim Ingold, Aníbal Quijano e Ashis Nandy e aborda novas tendências vistas a partir da antropologia,em conferência realizada no último dia da 64ª Reunião Anual da SBPC.

Uma palestra com cara de aula magna, proferida pelo antropólogo Otávio Velho, foi um dos destaques do último dia da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que terminou na sexta-feira (27) em São Luís. Palestrante que se poderia chamar de 'hors concours' (se houvesse alguma classificação entre o time de conferencistas), Velho apresentou a mesa 'Contradição ou complementariedade: novas tendências do pensamento vistas a partir da antropologia'.

Eurocentrismo, descolonização, abertura. Essas foram algumas das palavras chave usadas pelo antropólogo para questionar o pensamento social vigente no País, que ainda vira as costas para o que está acontecendo no campo social e científico de nações do hemisfério Sul.

Velho começou afirmando que a antropologia realizada no Brasil peca por uma "escolarização excessiva, uma tendência repetitiva e talvez uma falta de atenção à pesquisa de campo". "É preciso tentar abrir horizontes, a pesquisa tem que ser o cerne da atividade", opina.

Duas tendências - Contudo, a palestra foi estruturada em torno de duas tendências de linhas diferentes da antropologia. A primeira vem sendo redescoberta na figura de Gregory Bateson, antropólogo que atuou entre os anos 1930 e 1960 e apontou em direção à interdisciplinaridade, flertando até com a biologia. Velho se centrou em um dos prolongamentos de sua linha, estabelecido por Tim Ingold.

Ele detalha que, para Bateson, o foco era o agente social, basicamente os indivíduos em comunicação e interação. Ingold desloca esse foco para o campo como um todo, "o agente da vida" e não os individuais. "Isso deixa implícita uma crítica à ideologia individualista que permeia nosso inconsciente teórico; o foco é o sistema como um todo. Passa a ser importante a ideia de movimento e nele a grande unidade da vida entendida em sentido mais holístico e global", detalha.

A segunda tendência é a crítica ao eurocentrismo, que se pode dar em diversos planos. "Estamos mais apegados a essas referências do que os próprios pesquisadores do primeiro mundo. Esse deslocamento do eurocentrismo funciona de modo quase análogo a uma mudança de paradigma", afirma, propondo a releitura e contextualização dos pensadores e a abertura a outros. "Referimo-nos a autores europeus e americanos e não conhecemos a produção latino-americana", pontua, citando o sociólogo peruano Aníbal Quijano.

Diferenças - Ele atenta para o abuso da utilização da ideia de diferença e diversidade, ênfases empregadas comumente na antropologia. E lembra que a disciplina "tem origem no colonialismo europeu" e a que a diferença, entre outras coisas, era usada para "mostrar que outros povos eram incapazes de fazer avanços tecnológicos".

"Como a América Latina se tornou independente há algum tempo, antes de países da África e Ásia, o colonialismo nos parece algo distante, que nossos quadros de diferenças não contemplam", sublinha, ressaltando que mesmo no marxismo é possível encontrar um eurocentrismo forte. "Ele quase sugere que o colonizador é uma agente de progresso", exemplifica.

Velho insiste em retomar a questão como algo que não pertence ao passado, já que tem prolongamentos, e cita outra vez Quijano, que fala do conceito de 'colonialidade' para se referir a algo que vai além do fenômeno histórico e se prolonga. "Como acontece nesse certo mimetismo nosso, o eurocentrismo dos intelectuais", completa. Outro exemplo é a ideia eurocêntrica de dividir o mundo entre povos "com ou sem história". Ele lamenta que no Brasil ainda seja muito incipiente o estudo do território antes de 1500.

No entanto, relembra que alguns movimentos importantes estão sendo feitos no âmbito da antropologia da América Latina, como as reuniões regionais do Mercosul. Porém, ainda falta intensificar o intercâmbio Sul-Sul. "Estamos mandando bolsistas do Ciências sem Fronteiras para a Índia?", indaga, apontando a influência eurocêntrica também no desenvolvimento científico técnico.

Novos eixos - Velho pontua que a Índia é um dos lugares onde a discussão sobre as críticas ao eurocentrismo tem avançado mais, destacando o nome de Ashis Nandy. E vai mais longe, afirmando que tampouco é salutar distinguir do contexto mundial as chamadas "populações tradicionais", termo frequente quando se quer marcar as diferenças regionais.

"A diferença é muito importante, mas a ênfase não deveria estar no conflito, que pode ser paralisante para o movimento", opina. E ressalta a necessidade de não "hegemonizar". "Os indianos falam de dominação sem hegemonia, para marcar a força dessas tradições que não são necessariamente hegemonizadas pelo colonizador", exemplifica.

Ele atenta para a ideia de "acentuar novos eixos e novas articulações", que "não signifiquem um relativismo cultural exacerbado". E propõe construir universos a partir de novas perspectivas, que "tampouco se pretendem absolutas ou dominantes", sem excluir outras possibilidades. "Existe outro Ocidente. Temos que estar abertos a encontros inesperados", exemplifica.

Velho acredita que o protagonismo econômico de países como os do Bric, impulsionado pela crise na Europa, não levará imediatamente a um protagonismo "do pensamento" também. Ele chama a atenção para o risco de "mimetização" das ideias e que os países emergentes não podem cair na tentação de se transformar em "novos etnocêntricos". E cita Nandy, que afirma que o antropologismo "não é a cura para o etnocentrismo", mas sim ajuda a "pluralizar".
(Clarissa Vasconcellos - Jornal da Ciência)

Nenhum comentário: