27 abril 2006

Diáspora Africana reúne-se no Brasil



"A Diáspora e o Renascimento de Africano” é tema da IIª Conferência Internacional da África e da Diáspora (II CIAID), que decorrerá na cidade de Salvador da Baia, Brasil, entre 12 e 14 de Julho do corrente ano. Pedro Verona Pires, presidente da Republica de Cabo Verde, já confirmou a sua participação neste evento, que deverá contar com as presenças de todos os chefes de Estados de países africanos de língua portuguesa.
São aguardados entre 700 e mil participantes, nesta que será a maior reunião de intelectuais internacionais realizada no Brasil e o primeiro encontro de intelectuais africanos fora da África. Entre as presenças, espera-se 15 chefes de Estado, para além do Secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e personalidades agraciadas com o Prémio Nobel, designadamente Nelson Mandela e Desmond Tutu.
“A conferência envolve todos os países da África e a diáspora, mas nosso desejo é valorizar na II CIAD o papel da lusofonia e dos países de língua portuguesa no contexto africano e no relacionamento Brasil-África”, afirmou Marcelo Dantas, chefe da Divisão de Assuntos Multilaterais e Culturais do Itamaraty.
O tema da II CIAD, «A Diáspora e o Renascimento Africano», será analisado em grupos temáticos e sessões plenárias, que serão transmitidas em simultâneo para o Brasil, África e países da diáspora. As metas do milénio e a luta contra a pobreza, as migrações e o papel dos intelectuais são outros assuntos que estão na pauta das discussões.
De acordo com o Itamaraty, a escolha do Brasil para acolher a II CIAD é uma demonstração de reconhecimento do continente africano pela prioridade atribuída durante o governo de Lula da Silva às relações com a África.
“Nunca o Brasil buscou tanto aproximar-se da África”, assinalou o ministro Celso Amorim, lembrando que o presidente Lula da Silva já visitou 17 países da África, incluindo Cabo Verde, e recebeu um grande número de chefes de Estado do continente desde que assumiu o poder. A IIª CIAD dará sequência à Conferência de Intelectuais realizada em Dakar, no final de 2004.

Nenhum comentário: