21 agosto 2006

Cinema e etnicidade

LA CONSPIRACION PETROLERA
Venezuela, 2003
A tentativa de golpe de estado, em 11 de abril de 2002, ao governo do presidente Chávez, liderado pela PDVSA. O povo se lança às ruas para defender seu governo legítimo.
Diretor: Carlos Azpurua. Duração: 30 min. Contato: festivalcnac@cantv.net

EM TRÂNSITO
Brasil, 2005
Situações do dia a dia, no trânsito e no transporte coletivo, envolvendo personagens anônimos que diariamente saem de suas residências e se dirigem ao centro de São Paulo para trabalhar. Os personagens revelam como a vivência do transporte se articula com outras esferas de suas vidas.
DIREÇÃO E ROTEIRO: Henri Arraes Gervaiseau FOTOGRAFIA: Adrian Cooper MONTAGEM: Idê Lacreta DURAÇÃO: 98 min CONTATO: henrigervaiseau@uol.com.br

MATALO
França, 2003
Era uma vez um diabo, perdido no centro da Cidade do México. Exausto e perseguido, seu caminho cruza com o de duas crianças...
Direção: Jean-Stéphane Sauvaire. Duração: 10min. Contato: sauvaire@free.fr, killersfilm@hotmail.com

EL PLATANAL, UNA UTOPIA SERRANA
México, 2004
Xinchú viaja para o Platanal, uma comunidade de 12 famílias que vive nas mais férteis terras do mundo. Um pequeno povoado afastado do mundo, do qual muitos falam mas poucos o conhecem.
Direção: Eduardo González. Duração: 26 min. Contato: salamandraprod@hotmail.com, equintero@mail.oncetv.ipn.mx

500 ALMAS
Brasil, 2004
O universo místico e existencial da cultura Guató, uma etnia milenar que vive dispersa na região do Pantanal. Considerados extintos na década de 1960, foram "redescobertos" nos anos setenta.
DIREÇÃO E ROTEIRO: Joel Pizzini FOTOGRAFIA: Mário Carneiro MONTAGEM: Idê Lacreta MÚSICA: Lívio Tragtenberg DURAÇÃO: 109 min CONTATO: claudia@grifamixer.com.br

XV EN ZAACHILA
México, 2002
Um povo, uma família, uma filha, um touro para matar, seis padrinhos, dois dias de festa, seis valetes, 850 convidados... e tudo isso para os seus quinze anos.
Direção: Rigoberto Perezcano. Duração: 52min. Contato: rsinatra@attglobal.net

LA REQUISA
México, 2003
A história de um sindicato portuário envolvido em máfias e corrupção. O confisco de suas instalações pelo governo federal o levou a falência. Alguns se suicidaram, outros lutam para recuperar o que era deles.
Direção: Martín Boege. Duração: 22 min. Contato: carla@ccc.cnart.mx, marte3030@hotmail.com

SON DE LOS DIABLOS
Brasil, 2004
O carnaval negro Son de los diablos existe há mais de 300 anos, mas quase foi extinto. Após dezesseis anos ausente, regressou às ruas de Lima em 2004, por ocasião dos festejos dos 150 anos da abolição da escravatura no Peru.
Direção: Phillip Johnston. Duração: 56 min. Contato: philmagem@gmail.com

SONIDEROS, LOS ECOS DEL BARRIO
México, 2004
Desde os anos 60, a cultura dos sonideros representa, através dos bailes e da música, os ecos do bairro. Transformou-se numa identidade mexicana, para além das fronteiras geográficas.
Direção: Daniel G. Yubi. Duração: 54 min. Contato: yubidan@yahoo.com.mx, equintero@mail.oncetv.ipn.mx

TIERRA CALIENTE...SE MUEREN LOS QUE LA MUEVEN.
México, 2004
Seu Angel, violinista apaixonado, de 82 anos, sem a mão direita, hoje luta pela preservação de uma arte em extinção: a música de Tierra Caliente. Ele não quer que morra, porque é costume, sabor e vida.
Direção: Francisco Vargas. Duração: 50 min. Contato: carla@ccc.cnart.mx

TIJUANA
México, 2004
A fronteira do México com os EUA, em Tijuana, é um termômetro da situação de extrema tensão que reina nestes paises, com zonas de resistência onde a única lei vigente é a do mais forte.
Direção: Roberto Bolado. Duração: 24min. Contato: bolado70@yahoo.com.mx, equintero@mail.oncetv.ipn.mx

TRES VIDAS
Venezuela, 2004
O cotidiano de três jovens que vivem em lugares completamente diferentes da realidade rural venezuelana. As ocupações principais de Julio César, Carolina e Duglas: o trabalho, o estudo e o jogo.
Direção: Alejandre Fonseca. Duração: 47 min. Contato: festivalcnac@cantv.net, cine@conac.gov.ve

TROPICO DE CANCER
México, 2004
Na altura do Trópico de Câncer está o deserto de San Luis Potosí. Diversas famílias sobrevivem graças à venda de produtos, na beira da estrada, e à caça de animais como pássaros, ratos e cobras venenosas.
Direção: Eugenio Polgovsky Ezcurra. Duração: 52 min. Contato: eovsky@yahoo.com.mx

VIOLINES EN LA SELVA
Espanhã, 2004.
Em um pequeno povoado no interior da selva boliviana, Dom Januário é o último violinista que interpreta a música popular e sacra da tradição chiquitana. Seu neto Fernando leva alguns anos recuperando a música barroca que seus antepassados indígenas compuseram sob as orientações de missionários.
DIREÇÃO, ROTEIRO E MONTAGEM: Francisco López Rivera FOTOGRAFIA: Juan José Ponce e Jorge García Puche MÚSICA: Francisco Sotomayor DURAÇÃO: 70 min Contato: pkk@atico7.com, atico7@atico7.com

Nenhum comentário: