25 novembro 2007

Projeto QUilombos da UFES participa de evento conjunto com UFJF e ONU


Nações Unidas apóiam realização do Programa de Formação em Direitos Humanos na UFJF
(clique no título e acesse a programação)
http://www.dircom.ufjf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6157&Itemid=40


Em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) realizam, de 26 a 29 de novembro, o Programa de Formação para Mediadores Sociais: Direitos Humanos dos povos indígenas e minorias. O programa tem o objetivo de preparar mediadores sociais e demais interessados nas normas, debates e aplicação dos direitos humanos internacionais, e sua importância para a sociedade brasileira, em particular, frente à realidade atual dos povos indígenas e minorias sociais. Voltado para lideranças e representantes de comunidades e associações, estudantes e professores universitários, o evento trará à Juiz de Fora, o oficial do Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas, David Martin de Castro e o presidente da Funai, Márcio Meira.
De acordo com a professora do Departamento de Ciências Sociais, Jurema Brites, o Programa está incluído dentro da missão que as Nações Unidas vão realizar no Brasil, entre os meses de novembro e dezembro. "Queremos aproveitar o momento e trazer a discussão sobre direitos humanos para dentro do meio acadêmico", afirma.
De acordo com o professor João Dal Poz, o evento ganha importância devido à aprovação, este ano, da Declaração Universal dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas, e este será o primeiro evento, no Brasil, após a decisão. Outro fator destacado pelos organizadores, incluindo ainda a professora Elizabeth de Paula Pissolato, é o de que a discussão envolvendo a questão indígena acaba sendo mais focada em outras regiões, e a situação no Sudeste quase não entra na pauta. "Precisamos mobilizar o meio acadêmico para estas discussões em nossa região".
PAINÉIS e OFICINAS
De acordo com a professora Jurema Brites, um dos painéis terá a finalidade de reunir pesquisadores que estão trabalhando com o tema e, assim, reunir dados que possam substanciar,inclusive, o trabalho dos observadores das Nações Unidas. "Este é um programa de duas mãos: a ONU vai receber nossas informações e nós vamos iniciar um trabalho de formação acadêmica através de cursos de extensão, especialização e até de mestrado", destaca a professora Jurema Brites.
Outra atividade programada é a realização de uma oficina de Formação em Direitos dos Povos Indígenas e Minorias, prevista para o dia 27 de novembro, com o representante das Nações Unidas, David Martin de Castro, e com o ex-presidente da Funai e representante do Brasil no Fórum Permanente para Questões Indígenas na ONU, o antropólogo Eduardo Almeida. As inscrições podem ser feitas na semana anterior ao evento ou no primeiro dia da programação. O valor é de R$10.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber os resultados desse encontro, saíram alguns encaminhamentos práticos em vista da visita da ONU nos meses seguintes?

Anônimo disse...

Jurema - voce ainda mora em Vitoria? Eu estou te procurando - eu mudei varias vezes e perdi seu endereco -

Juanita (antropologa americana)