20 dezembro 2007

I ENCONTRO ESTADUAL QUILOMBOLAS DO ESPIRITO SANTO

QUILOMBOLAS DO ESPIRITO SANTO REALIZAM
I ENCONTRO ESTADUAL

Entre os dias 18 a 21 de dezembro, ocorrerá o I Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas do Espírito Santo. A abertura do evento será às 18 horas no Parque Moscoso, no centro de Vitória, e contará com apresentações culturais dos quilombos. O objetivo do encontro é Fortalecer a organização das comunidades Quilombolas do Espírito Santo como sujeito político no processo de conquista de seus Territórios e preservação da sua identidade. Durante o encontro serão discutidos temas relacionados à identidade, à territorialidade e à promoção de políticas públicas efetivas nas comunidades quilombolas. Para isso, serão ministrados grupos de trabalho e oficinas a partir do dia 19 de dezembro, no CALIR, em Viana. O evento reunirá 150 lideranças quilombolas e contará com palestrantes de vários estados. Dentre eles, foram convidados o antropólogo Alfredo Wagner da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Aton Fon advogado da Rede social de justiça e direitos humanos de São Paulo, Sandro José da Silva antropólogo e Coordenador do Projeto Territórios Quilombolas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e Jefferson Correia Assegurador do Programa de Regularização de Territórios Quilombolas INCRA/ES. Além desses palestrantes, também participarão das mesas lideranças de várias comunidades quilombolas de todo o estado e gestores públicos federais e estaduais. No dia 20 de dezembro os grupos de trabalhos irão discutir e elaborar propostas de políticas públicas a serem apresentadas ao poder público do estado. A expectativa é que o governador do estado receba os quilombolas em audiência e implemente uma política de inclusão dessas comunidades que estão submetidas aos piores Índices de Desenvolvimento Humano em comparação aos outros estados Brasileiros. O encerramento do encontro será no dia 21 de dezembro quando ocorrerá uma plenária final com a finalidade de construir estratégias de fortalecimento do movimento quilombola no estado e encaminhar as propostas construídas no evento. O I Encontro Estadual é uma iniciativa das comunidades do Espírito Santo e tem o apoio de:

Coordenação Nacional de Quilombos – CONAQ/UFES – Projeto Balcão de Direitos/Projeto Territórios Quilombolas No Espírito Santo e Aexcom/Rede Social de Justiça e Direitos Humanos – Sp/Seppir - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/Ministério da Saúde e das Comunicações/INCRA SR 20

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é um absurdo, um verdadeiro atentado ao estado democrático de direito, esse maldito decreto 4887/03 que esse presidente ignorante,analfabeto impõe guela abaixo dos brasileiros,como não satisfeito em fazer tanta sacanagem com o povo brasileiro.

Vem mais essa pra sacanear a população e aqueles que tanto lutaram para ter uma moradia e ter uma propriedade, e esse assunto corre pelas "moitas" pois não se fala da real intenção desse decreto anárquico e covarde, se trata de um MST de negros.
Pois não se sabe o critério para determinar onde foram os terrenos quilombolas, ou seja é muito obscuro essa interpretação, além de ser uma tentativa de legalização das invasões por supostos decendentes de "Quilombos".
Esse mesmo quilombo que se figurou na época do Brasil colônia o tal Zumbí dos Palmares, esse emsmo era um sujeito covarde completamente excravocrata, covarde e matava quantos negros fossem preciso, essa historinha que inventaram em cima desse criminoso colono é pura mentira, procurem se informar de verdade, informações idôneas, imparciais e sem essa máscara que se criou em volta desse falso mito.
Fazem isso para compensar a reforma agrária fracasada do governo que não sai do papel pelas vias legais e agora traz esse decreto "Frankstein" compelido das piores intensões. Não caiam nessa

PS: Leiam o livro "Revolução Quilombola" de Nelson Ramos Barreto .

ASS: Um jovem brasieliro de 29 anos estudante e militante contra esses abusos !!!!