05 novembro 2009

Lixão em quilombos é aprovado por governo do Espírito Santo

"A sede do Consórcio da Região Norte (Conorte) do Espírito Santo sem Lixão, composta por 14 municípios, será no município de São Mateus. A decisão foi ratificada em reunião realizada nesta quinta-feira (05), em Nova Venécia, com prefeitos, vice-prefeitos e representantes de todos os municípios que compõem a região definida pelo projeto. O evento foi coordenado pelo subsecretário de Programas Urbanos da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e gerente do projeto, Carlos Roberto de Lima."
Os nomes são bonitos "consórcio", e a intenção de livrar as cidades dos lixões também, mas novamente as comunidades quilombolas serão alvo do racismo institucional que reserva à eles as piores condições de subsistência.
A proposta recusada por outros vizinhos como a Universidade Fedeal do Espírito Santo em Sâo Mateus, não encontrou dificuldade em instalar-se na comunidade quilombola de São Jorge que já tem que conviver com a escassez de terras, agrotóxicos, gasoduto e monocultivo de eucaliptos.

Nenhum comentário: