02 setembro 2013


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS


A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) do Departamento de Ciências Sociais (DCSO) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) FAZ SABER que no período de 30 de setembro a 18 de outubro de 2013 estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Ciências Sociais.

As pesquisas no PGCS organizam-se em torno de duas linhas básicas: 

Linha01 - Instituições, conflitos e desigualdades.
Estuda as múltiplas transformações na modernidade contemporânea e seus impactos na esfera do trabalho, nas áreas rurais e/ou urbanas, nos redesenhos institucionais e nos modelos de cidadania, nas redefinições do Estado e da sociedade civil, portanto, nas relações entre o público e o privado. Atenta ainda para os mecanismos de produção e reprodução das desigualdades sociais, custos e enfrentamentos das novas formas de pobreza e de segregação socioespacial, nos âmbitos local e mundial.

Linha 02 – Culturas, Identidades e Territórios Sociais.
Concentra suas atenções nas configurações presentes nas sociedades contemporâneas, nos processos de construção, recriação e expressão de identidades sociais e políticas. Focaliza os processos de afirmação e reconhecimento cultural, enfatizando especificidades, dinâmicas e articulações no âmbito das diversas transformações. Considerando as produções materiais e simbólicas, estuda as tradições, memórias, patrimônios culturais, direitos
territoriais, representações sociais e o papel dos meios de comunicação frente às tensões locais, nacionais e internacionais.



Nenhum comentário: