03 dezembro 2013

Videos sobre a temática dos quilombos e quilombolas

Agradeço ao Blog Ori as informações abaixo
http://oringrupodepesquisa.blogspot.com.br/p/videos.html


VÍDEOS

Sob a direção de Rodrigo Siqueira, o documentário Terra deu, terra come mostra a história de Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, que comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. 

Filmado em várias comunidades do estado do Maranhão, Kilombos procura ser o resgate de memórias e narrativas orais de uma cultura contemporânea, um contributo para uma antropologia visual de ideias, práticas e artefactos que são também o Brasil de hoje. 

O projeto Quilombos das Américas -- Articulação de Comunidades Afrorruraistem como obejtivo geral a promoção da soberania alimentar e a ampliação do acesso aos direitos econômicos, sociais e culturais de comunidades afrorrurais nas Américas, buscando fomentar a construção de rede de cooperação interinstitucional. 

Entrevista realizada em 2012 com Eliane Cantarino O'Dwyer, que desenvolve pesquisas etnográficas na abordagem de temas como identidade, etnicidade, organização social, práticas culturais e processos de territorialização, e tem experiência na elaboração de relatórios e laudos antropológicos sobre populações seringueiras e remanescentes de quilombos no Brasil. 

O documentário Memórias do cativeiro, dirigido por Guilherme Fernandez e Isabel Castro, edita o som dos depoimentos a partir de coincidências narrativas sobre a memória da escravidão e a experiência familiar dos depoentes ao longo do século XX, entrecruza seus significados com imagens da época de escravidão e de abolição no Sudeste cafeeiro. 

Registro de dança quilombola da comunidade de Mata-Cavalo - MT (2008)

Engenho Novo, dança característica da comunidade quilombola Furnas do Dionísio, assemelha-se ao movimento do engenho de cana, e seus versos lembram o trabalho com essa máquina e as conversas entre seus operadores. Os jovens da comunidade, juntamente com os mais antigos, estão tentando preservar essa tradição. Vídeo produzido na terceira edição do projeto Revelando os Brasis do Ministério da Cultura e do Instituto Marlin Azul. Roteiro e direção: Carlos Rodrigues Sandim.

Em Presidente Kennedy, divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, a empresa Ferrous pretende construir um porto para escoar minério produzido no quadrilátero ferrífero em Minas Gerais. O documentário contém depoimentos sobre os modos de vida de moradores das comunidades de Boa Esperança, Cacimbinha, Barrinha e Deserto Feliz.

A Comunidade Quilombola de João Surá se encontra no município de Adrianópolis e está localizada a beira do Rio Pardo no Vale do Ribeira divisa entre os estados de São Paulo e Paraná e é a Comunidade Quilombola mais antiga que se tem registro no Paraná, todavia ainda não recebeu a titulação de suas terras.

O Quilombo de Lapinha e a Articulação Vazanteiros em Movimento manifestam em prol da decisão do Juiz Federal da primeira Vara da Justiça Federal de Montes Claros, que deferiu a liminar de manutenção de posse da área ocupada até a titulação definitiva de território. O Juiz levou em consideração que as margens do rio São Francisco pertencem a União e não aos fazendeiros nem ao IEF. Um pequeno trecho do registro
"Uma vitória e a certeza que seguiremos lutando!"

Piloto (em baixa resolução) do projeto de produção audiovisual "Olhares: Brejo lugar território" (2010-2014) sobre a Comunidade Quilombola de Brejo dos Crioulos localizada no Sertão Gerais, região norte do Estado de Minas Gerais, às margens do ribeirão Arapuim. A parcialidade na justiça mantém presos 5 quilombolas sem qualquer prova de um crime ambientado no conflito. A morosidade do Estado Brasileiro tenciona o processo, desrespeita a comunidade e viola aos dispositivos internacionais de proteção aos Direitos Humanos como a Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) aprovada pelo Decreto Legislativo 143 de junho de 2002 e o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais recepcionado pela Constituição de 1988, no artigo 5º, paragrafo 2º, que garantem que as comunidades quilombolas, juntamente com outras comunidades tradicionais, possuem direitos especiais sobre seus territórios. 

Nenhum comentário: