28 abril 2008

A VALE, A VACA E A PENA

Arte discute poluição na Grande Vitória.
Já que dormem os cientístas e o governo, é bom conferir o projeto.

"Dia 6 de maio, terça-feira, às 12 horas, acontece o ponto principal da 12ª edição do projeto A VALE, A VACA E A PENA. Como nos anos anteriores, uma tela ficou exposta à poeira em mesa de varanda coberta no jardim interno do ateliê, em posição horizontal, do dia 17 de março ao dia 6 de maio, portanto, durante 50 dias. Esfregando com o dedo a poeira ali precipitada, farei mais um desenho alusivo à poluição atmosférica.
O desenho será fixado com spray e envernizado com acrílico. A cada ano o projeto fica mais interessante. O resultado, agora, poderá ser comparado com maior número de telas já desenhadas nos anos anteriores.
Em 1997, na primeira edição do projeto, a Vale (que colabora, fornecendo matéria prima) era uma empresa estatal. Dia 8 de maio ela completa onze anos como empresa privada. Podemos destacar três fatos relevantes neste período: a espetacular valorização de suas ações; a ampliação da empresa; a maneira inteligente que, com a entrada da China e Índia no mercado, tem conseguido progressivamente (sem traumas tipo Opep) elevar o preço do minério de ferro.
Nosso projeto, uma provocação artística, é desenvolvido todos os anos no mesmo período, lugar, posição, materiais, procedimentos e tempo. Como é rigoroso o controle destes fatores podemos comparar os resultados, ano a ano, e perceber a evolução da poluição atmosférica em nossa região.
A sessão de desenho é aberta ao público e as telas dos anos anteriores estarão disponíveis para comparação. Todo o material ficará exposto, no ateliê, até 6 de junho, quando será entregue à Casa da Memória.
Durante o período da exposição, faremos demonstrações do "Teste do Imã de Geladeira": recolhendo poeira na hora, ou usando a que você trouxer da sua casa, mostraremos que ela dança sobre folha de papel, no compasso dos movimentos de um pequeno imã, evidenciando o percentual de ferro (Fe2) na composição da poeira que circula em nosso ar.
Será distribuído um folheto ilustrado aos visitantes.
Arte não acontece sem público. Você é nosso convidado especial. Pedimos apoio na divulgação."
Grato, Kleber Galvêas.

Ateliê Kleber Galvêas
Rua Antenor P. Carneiro, 66 – Centro, Barra do Jucu – Vila Velha. ES.
Tel. fax. (27) 3244 7115 atelie@galveas.com www.galveas.com

Nenhum comentário: